A Cidade

PREFEITURA:

    

Foto da Prefeitura em 09/01/2006

Foto da Prefeitura em 15/08/2002

  

Nome: Prefeitura de São Francisco de Paula

Fone: (54) 3244-1175; 3244-1596  Fax: (54) 3244-1111

End.: Av. Júlio de Castilhos, n.º 223 - Centro 
Av. Júlio de Castilhos, n.º 444 - Centro 
CEP
: 95.400-000

CNPJ: 88.756.879/0001-47

 

HINO Clique Aqui

 
  

FERIADO MUNICIPAL:

Fixo: Dia de São Francisco de Paula (02/04)


ADMINISTRAÇÃO:

Prefeito: Marcos Andre Aguzzolli - 2016
Vice-prefeito: Thiago Carniel Teixeira - 2016


SECRETARIADO DO PREFEITO:

Educação e Cultura: Ana Paula Ferreira Cruz
Fazenda: Fátima
Turismo, Indústria e Comércio: Rafael Catello
Administração e Planejamento: Roberto Mônaco Lopoes
Saúde: Itamar de Leon
Trabalho, Habitação e Ação Social: Arquimedes Aguiar

Meio Ambiente e Proteção Ambiental: Alexandre Gilceano Bossle Camelo (Coruja)

Desenvolvimento Econômico: Rafael Marques
Obras, Mobilidade e Trânsito: Rui Paim
Interior: Odilo Andrade Vieira
 
 
  

CÂMARA DE VEREADORES:

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 360
Telefone: (54) 3244-2211
Presidente: Augustinho Andre Arnhold
Vice-Presidente: José Luis Ferreira de Souza (Caiamba)
1º Secretário: Celso Marino Silva Santos (Celso da Saúde)
2º Secretário: Cláudio Alves Ponte. (Caduco)

VEREADORES:

Moacir Castello Branco - PMDB, Marcelo Boff veiga (Sapinho) - REDE,  Odilo Andrade Vieira - PSD, Mateus Barcelos (Professor Mateus) - PT, Celso Marino Silva Santos (Celso da saúde) - PDT, Augustinho Andre Arnhold (Andre da funerária) - PTB, Jose Luiz Ferreira de souza (Caiamba) - PSC Cláudio Alves Ponte (Caduco)- PP Sadi Reis da Silva - PSB.


GEOGRAFIA
:

Área Total do Município: 3.289,70 km²
Área Urbana: 190 km²
Área Rural: 3.273,498 km²
Latitude Sul: 29º26'52''
Longitude: 51º30'21''
Altitude: 945 metros acima do nível do mar.
Ponto Culminante: Morro Cerrito( 1.083 m)
Clima: Temperado, com perspectiva de um Inverno com Neve, (Frio/Úmido)
Temperatura média anual: 14,4º C
Apresenta uma temperatura agradável no verão e um inverno rigoroso, considerando um atrativo para os turistas, que ficam na expectativa da ocorrência de NEVE.
Vegetação: A maior parte da área é coberta por gramíneas, em meio a estas, os chamados CAPÕES, que constituem-se em agrupamentos de árvores diversas.A Araucária ainda aparece de maneira marcante na região, despertando o interesse dos turistas e simbolizando nosso território.
Municípios Limítrofes e distâncias:
Norte: Vacaria (162 Km) e Bom Jesus (102 Km).
Sul: Maquiné (60 Km), Riozinho (66 Km), Rolante (60 Km), Taquara (40 Km) e Três Coroas (24 Km).
Leste: Jaquirana (77 Km), Cambará do Sul (78 Km), Estado de Santa Catarina (119 Km), Três Forquilhas (73 Km) e Terra de Areia (86 Km).
Oeste: Canela (32 Km) e Caxias do Sul (130 Km).
Distância do Município a:
Porto Alegre (Capital): 112 km  Brasília: 2.319 Km - Belo Horizonte: 1.824 Km - Rio de Janeiro: 1.665 Km - São Paulo: 1.221 Km - Foz do Iguaçú: 1.098 Km - Curitiba: 832 Km - Florianópolis: 588 Km
Principais vias de Acesso: RS 235 (asfalto), RS 020 (asfalto), RS 110 (chão) e RS 453 (asfalto).
Região à que pertence: Campos de Cima da Serra.
Associação à que pertence: Associação dos Municípios de Turismo da Serra.
População Total do Município: 20.161 habitantes (2010)
Bairros do Município: Britadeira, Campo do Meio, Cipó, Loteamento Santa Isabel, Rincão, São Bernardo, Vila Nova Santa Isabel e Centro.
Distritos do Município: Tainhas (33 Km), Lajeado Grande (60 Km), Juá (65 Km), Rincão dos Kroeff (35 Km), Eletra (19 Km) e Cazuza Ferreira (85 Km).
 

HISTÓRIA:

Criação do Município : 23/12/1902
Padroeiro do Município: São Francisco de Paula
Data da Emancipação: 07/01/1903
Maiores informações e fonte: Site do IBGE
      

Avenida Júlio de Castilhos - 17/08/2002

  

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

Área Urbana
Centro de Informações Turísticas, Auditório Nossas Raízes, Praça Pedro da Silva Chaves, Igreja Matriz, Barragem da Corsan, Recanto dos Escoteiros da Sogipa, Monumento ao Negrinho do Pastoreio, Monumento à Cuia, Lago São Bernardo, Gruta do Lago, CTG Rodeio Serrano, Cascata da Ronda, Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal, Capelinha Nossa Senhora Imaculada Conceição, Busto e Carta - Testamento de Getúlio Vargas e NEVE.
Área Rural
Veraneio Hampel, Pesca Esportiva, Passeios a Cavalo, Camping Fazenda dos Bosques, Camping Passo da Ilha, Camping Rio Santa Cruz, FLONA- Floresta Nacional do IBAMA, Barragem da Divisa, Barragem do Blang, Barragem do Salto, Passo do Inferno, Sítio Água da Rainha, Parque das Cachoeiras, Fazenda Rio do Pinto, Parque da Cachoeira, Parque Rural Davenir Peixoto Gomes, Belvedere da Pera e Belvedere da Serra do Umbu.
A Neve de São Francisco de Paula

PROJETOS TURÍSTICOS:

Caminhos da Neve: Projeto Turístico abrangendo 18 municípios das Serras Gaúcha e Catarinense, com o objetivo de explorar o turismo ecológico e a cultura dos municípios onde há maior incidência de neve.
Rota Romântica: Um caminho emocionante, com paisagens de tirar o fôlego, festas típicas, jardins esplendorosos, cenas bucólicas de chaminés e fornos de pão, as delícias da culinária colonial, os arados e afazeres agrícolas...Esta é a Rota Romântica, composta pelos seus treze municípios: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, todas de colonização européia com fortes valores culturais e diversos atrativos a oferecer.As opções são tantas que, com certeza, seu passeio será inesquecível!
Rota dos Campos de Cima da Serra: Ecoturismo, turismo rural, festas e eventos, parques nacionais, turismo de aventura, reservas ecológicas, diversão, passeio ao ar livre, eventos tradicionalistas, aventuras em contato com a natureza, gastronomia regional...Esta é a Rota dos Campos de Cima da Serra, formada por sete cidades: São Francisco de Paula, Jaquirana, Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.Lugares onde se tem prazer e diversão durante todo o ano. Região de grandes parques e reservas ecológicas. Imensos campos que mudam de cor a cada estação, emoldurados por antigas taipas de pedras. Tenha o prazer de ver e fotografar a exuberante fauna e flora nativas da Rota dos Campos de Cima da Serra e viva os encantos dos fantásticos cenários de cada um dos sete municípios dessa região privilegiada pela NATUREZA

Região das Hortênsias: Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, formam num raio de 80Km a Região das Hortênsias, uma das mais famosas do país. Primeiro você vai se deparar com uma cidade de ruas muito limpas e organizadas, casas de jardins floridos. Parece Alemanha, mas é Nova Petrópolis. Seguindo o roteiro, você chega a Gramado, onde o perfeccionismo dos alemães se misturou à espontaneidade dos italianos. Continuando a viagem você chegará a Canela, reduto dos ecoturistas. A cidade é dotada de impressionantes belezas naturais que atraem pessoas de todo país em busca de aventura ou apenas tranqüilidade. Você finaliza o passeio visitando a tranqüila cidade de São Francisco de Paula, onde manter a cultura gaúcha faz parte das tradições do povo serrano e a natureza, com sua variadas formas, mostra o que há de mais bonito na Região das Hortênsias, a natureza.

 
Festas Municipais
 

Carnaval de Rua: O município promove um dos mais tradicionais desfiles de blocos e escolas de samba, com a participação de representantes de várias cidades vizinhas. É realizado desde a década de 70.

Encontro da Macela: O Encontro da Macela é um evento onde cerca de 15 mil pessoas de cidades vizinhas, a maioria motociclistas, sobem a Serra à noite para participar da festa na Av. Júlio de Castilhos. Esta avenida se transforma num mar de pessoas, com muita música e diversão. Ao amanhecer do dia, como tradição, as pessoas vão aos campos da serra para a colheita da Macela. O Encontro da Macela ocorre na véspera de Sexta – feira Santa.

Festa do Pinhão: A Festa do Pinhão é um evento fixo em São Francisco de Paula, que envolve festividade, ambientalismo, comércio e turismo. A Prefeitura pretende com esta festa incentivar o plantio de Araucária, explorando o potencial da região. Ela geralmente ocorre no mês de maio, na Avenida Júlio de Castilhos, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer e experimentar alguns produtos da região. Há estandes mostrando a gastronomia típica serrana, ressaltando a importância do pinhão na culinária local. Mas a festa não é só isso: além de feiras, há ainda shows de dança, música e outras atrações locais, divertindo intensamente os visitantes do evento.

Ronco do Bugio: Esse evento, criado em 1986, tem o intuito de valorizar a tradição, a arte e a cultura gaúcha. Com isso, vem se tornando um festival de grande importância para o Rio Grande do Sul, constituindo-se um dos mais autênticos do Estado, já que enaltece o ritmo bugio, originário dos Campos de Cima da Serra. Acontece geralmente no mês de agosto, com shows nativistas e apresentações das músicas concorrentes nas noites frias da Serra.

Semana Farroupilha: Na Semana Farroupilha, escolas, pessoas da comunidade e tradicionalistas participam da Gincana Farroupilha, com provas em que se mostra a cultura gaúcha. São feitas apresentações de invernadas de dança e grupos folclóricos. Ocorre também a Cavalgada das Prendas, um dos grandes destaques, onde cerca de 110 mulheres fazem um passeio visitando uma localidade da cidade, valorizando a saga da mulher gaúcha. No dia 20 de setembro, na Avenida Júlio de Castilhos, o encerramento é feito através de um desfile das escolas e de cerca de 300 cavaleiros. 

Rodeio Interestadual: O Rodeio ocorre no mês de dezembro. Surgiu da necessidade que o serrano, grande cultuador das tradições, sentia em divulgar seu município fazendo uma das coisas que mais gosta: lidar com o gado. As provas campeiras ganham destaque, como o torneio de laço, as gineteadas e as paleteadas. Nas provas artísticas, são as Invernadas que mostram sua técnica. A noite encerra com um animado baile.

Cavalgadas

Cavalgada da Serra: Um ano sai de Picada Café à São Francisco de Paula e o outro de São Francisco de Paula a Picada Café.

Cavalgada Aparados da Serra: Um ano sai de São Francisco de Paula - RS a Bom Jardim da Serra - SC e o outro de Bom Jardim da Serra - SC a São Francisco de Paula - RS.

Cavalgada da Integração: Busca da chama crioula que sai de Porto Alegre para São Francisco de Paula.

Cavalgada das Prendas: Cavalgada onde cerca de 110 Prendas visitam uma localidade da cidade.

 

EDUCAÇÃO:

Escolas Municipais: 35
Escolas Estaduais: 16
Escolas Particulares: 01
Creches Municipais: 03

SAÚDE

Hospitais: 01( com 58 leitos)
Postos Municipais: 07
Unidades Sanitárias: 01
Sindicatos de Trabalhadores: 02
Terminais telefônicos Públicos: 121

 

Volta à Página Inicial